top of page

Guia de compras de roupas de cama

A cama é um dos lugares mais importantes da nossa casa. É onde passamos grande parte do nosso tempo e descansamos depois de um longo dia. Roupas de camas de qualidade valem o investimento. Duram muito mais do que as de menor qualidade e não só tem maior longevidade, como também são mais macias, mais fáceis de passar, têm melhor aparência, são mais respiráveis e, acima de tudo, permitem que você durma melhor. Muito melhor.


Sou apaixonada por roupas de cama e quero ajudar a garantir que as pessoas invistam nas roupas de cama certas para elas, evitando cometer alguns erros bem comuns na hora de escolher as peças. Este guia de compras irá te ajudar a tomar decisões, mas estamos sempre disponíveis para responder a quaisquer outras questões específicas - principalmente sobre os nossos produtos, que foram pensados e feitos para garantir beleza e conforto para o seu quarto.




Qual tecido escolher?


Vamos começar este guia pelo tipo de tecido. O algodão - nosso preferido aqui no Ateliê 91 - apresenta respirabilidade, longevidade, maciez e conforto. Você sabia que ele fica mais macio a cada lavagem? Pois é! Também é muito adequado para a maioria dos climas. Um erro comum é não olhar a composição das roupas de cama antes de comprar, por isso sempre olhe a etiqueta. Fronhas e lençóis com poliéster na composição esquentam muito (se você mora em um lugar quente, fuja deles!), além de terem mais propensão a dar bolinhas. E você não quer um lençol com cara de desgastado em pouco tempo de uso, né? Outro material que costuma dar bolinhas é a malha, pois apesar de ser de algodão, tem elastano e isso diminui muito a durabilidade.


Então, já que concordamos que o algodão é o melhor tecido para sua roupa de cama, você pode estar se perguntando: mas qual trama escolher? Percal, cetim? Vamos te explicar as diferenças.


Um tecido percal é um tecido plano de trama fechada, isso quer dizer que vai um fio por cima, um fio por baixo. É uma trama muito resistente! Tem um acabamento fosco e fica mais macio conforme é lavado. Também é muito respirável e nossa pele agradece!


É o tecido mais utilizado em hotéis de alto padrão devido às suas características de longa duração, sendo menos suscetível a bolinhas.


Por outro lado, existe também o cetim de algodão. Também tem trama fechada, mas por ter fios horizontais acima dos verticais, possui mais brilho e um caimento mais suave – além de amassar menos. Apesar de oferecer conforto térmico, confere uma sensação mais quente, sendo ideal para lugares frios.


No Ateliê 91 priorizamos os tecidos 100% algodão e percal, pois é perfeito para o clima brasileiro!



O que é mais importante: a quantidade de fios ou a qualidade da fibra?


As melhores fibras de algodão do mundo são longas, tornando o algodão mais forte e macio, entre outros benefícios. Você já deve ter ouvido falar do tal algodão egípcio...


Já a contagem de fios é simplesmente o número de fios somados no sentido vertical (urdume) e horizontal (trama) em uma polegada quadrada, o que equivale a 2,54 cm x 2,54 cm. As altas contagens de fios na roupa de cama ganharam a reputação de serem melhores devido a uma associação com números – mas nem sempre isso é verdadeiro. É preciso ter cuidado, principalmente com roupas de cama que anunciam mais de 600 fios, pois muitos fabricantes aumentam artificialmente essa contagem torcendo fios de algodão individuais juntos para "dobrar" ou "triplicar" a contagem de fios. O resultado é um tecido menos respirável e macio, mais difícil de passar e geralmente significa que fios de qualidade inferior foram usados ​​(não seria comercialmente viável fazer isso com fios de alta qualidade),o que afeta sua durabilidade.


Um verdadeiro algodão de 200 fios com fios longos certamente terá qualidade superior a um conjunto de 800 ou 1000 fios, por exemplo, já que provavelmente traz fios torcidos e mais curtos, o que significa que o tecido é menos respirável.


Em vez de focar na contagem de fios, recomendamos que optem pelas fibras de melhor qualidade que puderem pagar. Então, onde o orçamento permitir, escolha lençóis de algodão de 200 fios de fibras longas, pois serão mais macios, duradouros, mais respiráveis ​​e menos propensos a enrugar/mais fáceis de passar do que lençóis de algodão de 600 fios de fibras regulares.



Itens da cama perfeita


Agora que você já sabe sobre qual tecido e trama escolher, vamos destrinchar todos os itens que vão em uma cama, te apresentando as opções disponíveis no mercado para que você escolha com assertividade e tenha uma cama perfeita!



Fronhas e almofadas


Você já deve ter visto por aí vários modelos de fronhas diferentes. Confira abaixo os principais modelos:


Fronha envelope – A versão mais comum desse modelo não tem abas, nem nenhum outro detalhe adicional. Costumam ser bem simples. Porém, já é possível ver fronhas envelope em modelos mais interessantes, com babados ou laços. Já conhece as nossas fronhas Amalfi, Positano e Campagne? Todas são envelope, porém cheias de charme!


Fronha Oxford – Esse tipo possui de 3 a 4 abas. São super elegantes e dão um aspecto lindo à cama. Nossa linha de básicos possui fronhas neste modelo e detalhes únicos feitos à mão, conheça aqui.


Fronha rinzeira – Tem tamanho 50x30 cm, são como pequenas fronhas. Elas ajudam a preencher a cama e podem trazer personalidade para a decoração. Com elas é possível fazer um mix de estampas e adicionar mais interesse à composição. Temos diversas opções de rinzeiras atemporais, porém nada sem-graça. Encontre a sua aqui.


Almofadas – Existem vários tamanhos de almofadas e a mais utilizada em nosso país é a de 40x40 cm. No mercado, a maioria das almofadas não tem nenhum detalhe adicional, mas nós gostamos de personalidade e por isso nossas capas têm laços super charmosos. Escolha a sua preferida aqui.




Lençol


Para lençol de baixo, existe a opção de lençol com ou sem elástico. Atualmente, a maioria das pessoas opta pelo lençol com elástico pela praticidade de arrumar a cama com ele. Já o lençol superior não possui elástico e é necessário que seu tamanho cubra completamente a altura do colchão. Alguns modelos apresentam dobra feita, isto é, uma marcação para que você possa dobrar o tecido na altura dos travesseiros – mas ela não é essencial para uma cama bonita, viu?


Os lençóis de cima são ótimos em climas mais quentes, oferecendo cobertura para dias de calor. Minha dica é sempre optar por lençóis básicos e neutros, pois eles são uma base para que você possa brincar com o resto dos itens da cama. Isso não quer dizer que precisam ser lisos (você pode escolher estampas atemporais e coordenadas com o restante das peças da cama), mas vamos combinar que nada como lençóis brancos e clássicos, né? Vão com tudo e serão sempre lindos, tem que ter pelo menos um no seu acervo.



Cobertores e edredons


Cobertores e edredons protegem todo o resto, além de decorar. Os cobertores são mais finos e ideais para climas mais quentes, já os edredons são grossos e aquecem muito em dias frios. Uma solução que adoro para os edredons são as capas (conhecidas também como duvets). Com elas você não precisa ter mais de um edredom, pois basta trocar a capa para ter outro visual. Existem duvets dupla-face, com estampas ou cores diferentes, o que é bem interessante. Além disso, essa peça protege o edredom e você não precisa lavá-lo sempre.



Peseira


A peseira é como uma manta que é colocada próximo aos pés da cama. Sua função é proteger o cobertor ou edredom, mas a verdade é que usamos mais para decorar mesmo. Podem ser feitas de vários materiais, inclusive de tecelagem manual como tricô e crochê. Ela confere uma aparência aconchegante à cama, mas não é um item essencial. Se você não tem ou não gosta, sua cama não será menos bonita por causa disso.



Ainda precisa de ajuda?


Se você ainda tem dúvidas ou gostaria de ajuda para escolher peças para sua cama, entre em contato com a gente. Podemos te auxiliar e entender o que você busca para selecionar produtos que estejam de acordo com as suas prioridades. Você pode mandar um email para contatoatelie91@gmail.com ou uma mensagem em nosso Instagram, que iremos te atender.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page